segunda-feira, 31 de maio de 2010

10ª Coxilha Nativista - 1990


Pesquisa e Reportagem: Rômulo Seitenfus
Fotos: Acervo Coxilha Nativista

A 10ª Coxilha Nativista ocorreu entre os dias 21 a 29 de Julho de 1990. Liára Zago e Luiz Alberto Pereira foram os apresentadores que mais uma vez presentearam com vozes genuinamente cruz-altenses.
Participaram da pré-seleção 355 composições, sendo que, 24 foram classificadas para subirem ao palco do festival. Seis delas abordaram o tema ecológico.
Cumpria sua gestão municipal, o Prefeito Fulvio Berwanger. O Secretário de Turismo, Desporto e Cultura, era Lydio Schröeder. A Comissão Executiva da 10ª Coxilha esteve formada por Alfredo Muller, Almedorino Furtado e Derbi Prestes Costa.
Pela primeira vez na história do evento, havia sido escolhida em Comissão Julgadora a 1ª Prenda da Coxilha. Um baile no Clube Internacional animado pelo Grupo “Tchê Guri” embalou os presentes. Disputaram o título, as candidatas cruz-altenses Patrícia dos Santos Farias, Fabiana Cortes e Silvia Regina, além de Elenir Carmem Morgensten, de Panambi, Maria Cristina Schussler, de Ibirubá e Maria Elisabete Barcellos Nunes, de Tupanciretã. O júri, responsável pela escolha, foi composto por Alba Alice Bonilla, Jorge Nicola Prado, Ana Elise e Aldomar de Castro. Patrícia dos Santos Farias foi a eleita.
Neste ano de 1990, várias novidades foram realizadas. O “1º Gaitaço” ocorreu na primeira noite do evento. Das 12 finalistas concorrentes, quatro músicas conseguiram levantar o público. A grande vencedora do prêmio foi escolhida ainda nesta primeira noite. A vencedora foi “Pealeando”. Um chamamé de Nelsi Vargas, da cidade de Dom Pedrito. A canção não agradou as pessoas presentes, chegando ser vaiada durante a revelação do resultado. Talvez uma injustiça por parte do público que não estava preparado para ouvir músicas que não fossem campeiras.
O Corpo de Jurados durante as eliminatórias no Ginásio Municipal não sofreu alterações. Teve como componentes: Tio Bilia, Gilberto Monteiro, Gaúcho da Fronteira, Airton Machado e Renato Borghetti.
Outra grande novidade da 10ª edição é que, a Coxilha Nativista teve um grupo de madrinhas. Neolange Brandão, Vera Yung, Maria Augusta Vieira, Adélia Furian e Irma Beck, integraram a equipe que teve como objetivo, reafirmar o espírito de hospitalidade que caracterizou o evento. Elas foram responsáveis pela recepção de convidados, autoridades, músicos e compositores, além de apresentar-lhes a culinária e principais pontos turísticos da cidade.
Cerca de 3.000 pessoas estiveram presentes no ginásio. Nesta primeira noite, o show que abriu toda a programação foi do cantor e gaiteiro Gilberto Monteiro. Como havia sido decidido pela comissão, não haveriam mais shows de intervalo como nas edições anteriores. Somente de abertura e encerramento. Gaúcho da Fronteira mostrou os sucessos de seu LP que estava no auge em repercussão nacional e internacional.
Foram destaques no entretenimento artístico que compôs o palco, o Grupo de Danças Chaleira Preta e o Coral Mário Moraes. A cantora Fátima Gimenez realizou seu show com popularidade.
Na segunda noite, primeira eliminatória da 10ª edição do festival, aconteceu a retrospectiva que reuniu os vencedores das nove edições anteriores. Os artistas ganhadores até aquele ano, apresentaram as músicas que fizeram história.
Na terceira noite e última eliminatória, foram apresentadas mais 12 concorrentes, mas a grande atração foi o show de abertura com Délcio Tavares. O nível das canções agradou o público.
No domingo, último dia de festival, o show de encerramento foi com Renato Borghetti e logo após a apresentação das oito músicas classificadas para a Coxilha Piá. O encerramento aconteceu com a reapresentação das vencedoras da 10ª Coxilha Nativista.
O resultado final foi uma surpresa para as 5.000 pessoas aproximadamente que lotaram o ginásio para assistir a finalíssima do festival. “Açude”, a música vencedora, interpretada por Maria Luiza Benitez, não estava sendo apontada pelo público e imprensa como uma forte candidata. Quando anunciada como vencedora, vaias foram ecoadas que, aos poucos somaram-se aos aplausos. O segundo lugar, “Um Sonho Antigo”, com Antônio Gringo e o Grupo Os Quatro Ventos, cogitada desde a primeira eliminatória como uma das favoritas, foi recebida pelo público com entusiasmo e vibração. A classificação do grupo cruz-altense “Os Garotos de Ouro” em 3º lugar, com “O Bugiu e as Macacas”, também causou surpresa já que, a maioria estava esperando pela indicação de Música Mais Popular.
Estava encerrada a 10ª edição da Coxilha Nativista. Comemorava-se assim a primeira década do grande festival.

Disco da 10ª Coxilha Nativista - 1990




Açude – Maria Luiza Benitez
(Prado Veppo – Mario Barros)


O Bugio e as Macacas – Os Garotos de Ouro
(Vaine Darde – Juliano Trindade)


Terra Molhada – Fátima Gimenez
(Maria Dinorah do Prado – Joãozinho Pereira)

Os Guerrilheiros de 23 – Leopoldo Rassier
(Jaime Vaz Brasil – Pedro Guerra – Airton Pimentel)


De Um Campesino Romance – Wilson Paim
(Paulo Mendonça – Wilson Paim)


Pachola – Luiz Marenco
(Jaime Brum Carlos – Luiz Marenco)


Um Sonho Antigo – Antonio Gringo e os 4 Ventos
(Salete Souto Caramão – Nenito Sarturi)

Retrato do João Cuiudo – Luiz Marenco
(Jaime Caetano Braum – Luiz Marenco – Rodrigo Machado)


Sonhos – Neto Fagundes
(Gregório Bonilla – Lucio Yanel)


Truco de Mano – Raul Quiroga
(Alvandy Pereira Rodrigues – Raul Quiroga)


Rancheira do Lenhador – Wilson Paim
(Luiz Godinho – Luiz Cardoso)


Pealando – Nelcy Vargas (Solo Instrumental)
(Nelcy Vargas)


Premiações:

1º Lugar - AÇUDE - De Prado Veppo e Mario Barros com Maria Luiza Benites (OURO)


2º Lugar - UM SONHO ANTIGO - de Salete Souto Caramão e Nenito Sarturi, com Antonio Gringo e os 4 Ventos (PRATA)


3º Lugar - O BUGIU E AS MACACAS - de Vaine Darde e Bonitinho, com Os GAROTOS DE OURO (BRONZE)

PREMIAÇÃO ESPECIAL:

Melhor Interprete: Maria Luiza Benites
Melhor Instrumentista: Lúcio Yanel
Melhor Arranjo: TERRA MOLHADA
Melhor Composição Temática: UM SONHO ANTIGO
Musica Mais Popular: RETRATO DO JOÃO CUIUDO
lº Lugar no GAITAÇO: Musica PEALANDO de Nelcy Vargas (Instrumental)

Nenhum comentário:

Postar um comentário